segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Pesquisa sobre Inclusão das TICs no Ensino Superior.

RESUMO

     Este artigo tem por finalidade analisar e comprovar a importância do uso das TICs (Tecnologias da informação e comunicação) no processo de aprendizagem, especialmente no ensino superior. Com a adequação do docente às novas tecnologias, foi possível abordar a importância dessas na aquisição das habilidades e das competências necessárias ao aprendizado significativo. Provou-se, assim, que sem as TICs e a sua relativização com o mundo em que vivemos, é praticamente impossível a verdadeira aprendizagem. Para tanto, o conjunto de habilidades que transformará o discente em um profissional competente ocorre através da dinamização do ensino, proporcionado pelas novas tecnologias. Assim, o trabalho prossegue com abordagens acerca da influência destas mídias tecnológicas no dia-a-dia das pessoas, afunilando-a, consequentemente, para o processo de aprendizagem. Em seguida, pretende-se mostrar o fundamental papel do professor na aquisição do conhecimento através das TICs, transformando-o em aprendiz. Mostrou-se, ao longo desta abordagem, que é necessário ao professor humildade e dedicação, inicialmente para aceitar uma tendência real e irreversível e, posteriormente, para aprender a lidar com ela e utilizá-la em benefício próprio e a favor dos seus discentes. Por fim, aborda-se o uso das TICs no ensino superior, exemplificando por meio do EAD, novo conceito de ensino praticado nas instituições e implementado a partir dos ambientes virtuais de aprendizagem, globalizando o conhecimento e ampliando o processo de interação, que promove o aprendizado significativo. Assim, a utilização das tecnologias de informação é uma realidade da qual não se pode abrir mão ou ignorar, sob pena de estarmos tornando impossível um processo que, por sua própria natureza, já é bastante complexo.


Continue lendo em: http://www.pedagogia.com.br/artigos/ticssuperior/

Nenhum comentário:

Postar um comentário