sexta-feira, 3 de março de 2017

Mapa conceitual - Webquest

           Mapa elaborado a partir do artigo: criação e gestão da webquest na educação básica - Prof. Dr. Fernando Silvio Pimentel - Universidade Federal de Alagoas
 








Considerações do Prof. Dr. Fernando Pimentel :

           Com a Webquest, trabalha-se em forma de projetos de pesquisa, utilizando a ideia de aprendizagem colaborativa. Sua proposta de trabalho não é feita aleatoriamente, mas com toda uma metodologia e didática que envolve o aluno do início ao fim do projeto.
           Por meio da Webquest, o professor tem a possibilidade de acompanhar cada passo do desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas. O processo avaliativo, contínuo e formativo proporciona uma ação concreta e direta frente a possíveis erros, quando a intervenção do professor necessita ser efetiva para o crescimento de cada aluno.
          A Webquest oportuniza uma retomada do espírito científico, já que exige dos participantes a disposição para a pesquisa, a leitura e a produção textual nas mais diferentes formas. Na Educação Básica, e mais especificamente no Ensino Fundamental, é possível que o professor possibilite a seus alunos a integração de diversos saberes, demonstrando como – no cotidiano da vida – nossos aprendizados se fazem de forma interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário