Pedagogia de projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professor. Deve conduzir o educando à auto-educação, à autonomia, à emancipação intelectual. Segundo Gardner essa metodologia é um recurso pedagógico muito útil para mobilizar naturalmente diversas competências cognitivas.
A função do projeto é de tornar a aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para o aluno, englobando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os conteúdos de forma autoritária. Assim o aluno lê, conversa, faz investigações, formula hipóteses, anota dados, reúne o necessário para a solução dos conflitos cognitivos e, por fim, converte para a construção e ampliação de novas estruturas de pensamento. A ideia é que o aluno ganhe experiência em obter informação e trabalhar de modo autônomo, organizar, apresentar e desenvolver suas idéias.
A construção de um projeto só se dá através de um tema desenvolvido com o caráter de estimular os alunos de forma criativa e espontânea.
Durante o desenvolvimento de um projeto o trabalho do aluno é variado e multidisciplinar. Pode constar de experimentos em classe ou em laboratórios; relatórios e registros de observações realizadas; pesquisas e coleta de dados em revistas, livros, slides e etc.
Vantagens do projeto:
- Proporciona conteúdo vivo, ao contrário dos programas livrescos;
- segue o princípio de ação organizada em torno de um fim, ao invés de impor lições cujo o objetivo e utilidade não compreendem;
- possibilita melhorar a compreensão do aluno sobre as necessidades do contexto social; o valor do planejamento cooperativo; os processos do trabalho em grupo e a importância da participação de cada um na atividade coletiva; a relevância dos serviços prestados aos outros e da solidariedade;
- favorece a construção das aprendizagens significativas e interessantes para o aluno;
- indica sempre um propósito para a ação do aluno, pois a cada atividade ele sabe o que faz e para que o faz;
- propõe ou encaminha soluções aos problemas levantados pelos alunos;
- oportuniza integração de atividades e é um recurso fácil de ser utilizado;
- concentra o aluno em sua atividade, ajudando-o a ter disciplina e esforço pessoal ao realizar suas tarefas com objetividade e concentração;
- possibilita um diálogo entre as ciências, dando a elas unidade e interdisciplinaridade;
- desenvolve o pensamento divergente e possibilita a descoberta das aptidões pessoais e das inteligências dominantes;
- desperta o desejo de aprender, levando-o à iniciativa, à inventividade, à criação, à responsabilidade e à investigação;
- habitua o aluno ao esforço, à perseverança no trato e ao enfrentamento de problemas reais;
- ativa e socializa o ensino, levando os alunos a se inserirem conscientemente na vida social e cultural do seu meio;
- pressupõe ação direta do aluno sobre o seu processo de aprendizagem de modo a proporcionar-lhe opções de escolha, abertura para tomada de decisões com comprometimento, oportunidade de planificar ações e conscientização de responsabilidade para o domínio da própria aprendizagem.
" A educação é um processo de vida, não uma preparação para a vida presente, tão real e vital para o aluno como o que ele vive em casa, bairro ou nos pátios.”
(Dewey)
Obrigada pela visita !
Referências: https://pedagogiaaopedaletra.com/resumo-a-pedagogia-de-projetos/
https://pedagogiaaopedaletra.com/pedagogia-de-projetos/
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_pedagogia_projetos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário