quarta-feira, 1 de março de 2017

Pedagogia de projetos


       Pedagogia de projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos e professor. Deve conduzir o educando à auto-educação, à autonomia, à emancipação intelectual. Segundo Gardner essa metodologia é um recurso pedagógico muito útil para mobilizar naturalmente diversas competências cognitivas.
         
       A função do projeto é de tornar a aprendizagem ativa, interessante, significativa, real e atrativa para o aluno, englobando a educação em um plano de trabalho agradável, sem impor os conteúdos de forma autoritária. Assim o aluno lê, conversa, faz investigações, formula hipóteses, anota dados, reúne o necessário para a solução dos conflitos cognitivos e, por fim, converte para a construção e ampliação de novas estruturas de pensamento. A ideia é que o aluno ganhe experiência em obter informação e trabalhar de modo autônomo, organizar, apresentar e desenvolver suas idéias.

       A construção de um projeto só se dá através de um tema desenvolvido com o caráter de estimular os alunos de forma criativa e espontânea.
       Durante o desenvolvimento de um projeto o trabalho do aluno é variado e multidisciplinar. Pode constar de experimentos em classe ou em laboratórios; relatórios e registros de observações realizadas; pesquisas e coleta de dados em revistas, livros, slides e etc.

           Vantagens do projeto:
  • Proporciona conteúdo vivo, ao contrário dos programas livrescos;
  • segue o princípio de ação organizada em torno de um fim, ao invés de impor lições cujo o objetivo e utilidade não compreendem;
  • possibilita melhorar a compreensão do aluno sobre as necessidades do contexto social; o valor do planejamento cooperativo; os processos do trabalho em grupo e a importância da participação de cada um na atividade coletiva; a relevância dos serviços prestados aos outros e da solidariedade;
  • favorece a construção das aprendizagens significativas e interessantes para o aluno;
  • indica sempre um propósito para a ação do aluno, pois a cada atividade ele sabe o que faz e para que o faz;
  • propõe ou encaminha soluções aos problemas levantados pelos alunos;
  • oportuniza integração de atividades e é um recurso fácil de ser utilizado;
  • concentra o aluno em sua atividade, ajudando-o a ter disciplina e esforço pessoal ao realizar suas tarefas com objetividade e concentração;
  • possibilita um diálogo entre as ciências, dando a elas unidade e interdisciplinaridade;
  • desenvolve o pensamento divergente e possibilita a descoberta das aptidões pessoais e das inteligências dominantes;
  • desperta o desejo de aprender, levando-o à iniciativa, à inventividade, à criação, à responsabilidade e à investigação;
  • habitua o aluno ao esforço, à perseverança no trato e ao enfrentamento de problemas reais;
  • ativa e socializa o ensino, levando os alunos a se inserirem conscientemente na vida social e cultural do seu meio;
  • pressupõe ação direta do aluno sobre o seu processo de aprendizagem de modo a proporcionar-lhe opções de escolha, abertura para tomada de decisões com comprometimento, oportunidade de planificar ações e conscientização de responsabilidade para o domínio da própria aprendizagem.




PEDAGOGIADEPROJETOS




                                                


" A educação é um processo de vida, não uma preparação para a vida presente, tão real e vital para o aluno como o que ele vive em casa, bairro ou nos pátios.”
(Dewey)

Obrigada pela visita !



Referências: https://pedagogiaaopedaletra.com/resumo-a-pedagogia-de-projetos/
https://pedagogiaaopedaletra.com/pedagogia-de-projetos/
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_pedagogia_projetos.htm

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